Brasil - 51 años del golpe militar de 1964

Posted by Correo Semanal on jueves, abril 02, 2015


"Há 51 anos o Brasil entrava em um dos períodos mais nefastos de sua história. Os atos que derrubaram o presidente democraticamente eleito, João Goulart, iniciaram na madrugada do dia 31 e culminaram no dia 1º de abril de 1964. Durante estes 21 anos de escuridão, nos tiraram a liberdade de escolher o presidente do país, vivenciamos o fim da democracia, o fim da liberdade de imprensa, o fechamento do Congresso, a proibição de manifestações pessoais, exílio, torturas e assassinatos praticados pelo Estado. Ninguém em sã consciência pode pedir o retorno da ditadura para o País. As feridas abertas pelo golpe ainda não foram fechadas, a dor da tortura ainda lateja em muitos sobreviventes. 

Por isso, o dia de hoje serve para lembrar o que não queremos, NUNCA MAIS, para nossa nação. Nossa frágil democracia exige que estejamos todos os dias nas ruas, manifestando nossa opinião. Que possamos gritar toda vez que acharmos que o Brasil não está no caminho certo. Durante a ditadura este grito era abafado, muitas vezes com a morte. 

1º de abril, é um dia para gritar viva à democracia.

Descrição da Imagem #PraCegoVer: Sobre um fundo preto, há a ilustração em grafite de uma pessoa suspensa pelos braços e pernas em uma haste de madeira. Seus joelhos estão dobrados sobre a madeira e se encontram com os braços. Ambos estão atados por uma corda. Sua cabeça está pendurada para baixo. Sobre a pessoa, incide uma luz branca. Ao lado direito, está escrita a frase "Para que nunca se esqueça. para que nunca mais aconteça. Primeiro de Abril. 51 anos do Golpe Militar de 1964"."